Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ e LNCC firmam acordo de cooperação
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ e LNCC firmam acordo de cooperação

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 19h11 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 19h14 | Acessos: 1066

Equipe do Cefet/RJ durante visita ao supercomputador Santos Dumont

 

Realizar atividades conjuntas. Unir forças no desenvolvimento de projetos. Promover a ciência, a tecnologia e a inovação. Esses são alguns dos objetivos do acordo de cooperação assinado entre o Cefet/RJ e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), na última quinta-feira (2).

A parceria foi firmada em reunião realizada no LNCC entre o diretor do laboratório, Fábio Borges, e o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta. Durante o encontro, foram apresentados projetos atuais das duas instituições, além de propostas futuras. Para Motta, “este acordo representa um importante avanço na promoção do conhecimento científico e tecnológico na região, além de abrir novas oportunidades para a fixação de recursos humanos qualificados”. Já o diretor do LNCC destacou a importância do acordo de cooperação para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e capacitados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Também estiveram presentes o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ, Ronney Boloy, o diretor da Uned Petrópolis, Felipe Henriques, os gerentes acadêmico e administrativo da unidade, Jurair Rosa e Michele Gonzales, respectivamente, o professor de Engenharia de Computação da Uned Petrópolis Pedro Lara, e o coordenador de administração do LNCC, Sérgio Figueiredo. “Espera-se que essa cooperação técnico-científica seja benéfica para as duas instituições e contribua para o avanço da ciência e da tecnologia no país”, comentou Ronney Bolloy.

Na celebração do acordo, Fábio Borges, Mauricio Motta e Felipe Henriques (da esq. para a dir.)

 

“O acordo de cooperação firmado é um passo muito importante para a Uned Petrópolis, demonstrando um amadurecimento da unidade, após mais de uma década de sua inauguração, consolidada como um centro de referência na cidade”, ressaltou Felipe Henriques. Segundo o diretor da unidade, a parceria possibilitará: o intercâmbio de professores e alunos, seja por meio de projetos de pesquisa, seja em eventos, palestras, minicursos e mesas-redondas em cooperação; o compartilhamento de instalações, como salas de aula, laboratórios, auditório e biblioteca; e um maior acesso à plataforma de computação de alto desempenho liderada pelo supercomputador Santos Dumont. Para isso, um professor da Uned Petrópolis será designado embaixador do Santos Dumont, e será responsável pela identificação, no âmbito do Cefet/RJ, de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação aptos a serem usados no supercomputador.

A equipe do Cefet/RJ também teve a oportunidade de fazer uma visita às instalações do LNCC, inclusive ao supercomputador Santos Dumont.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

Fim do conteúdo da página