Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento marca início da parceria entre Cefet/RJ e Garde pela redução do risco de desastres no estado do Rio
Início do conteúdo da página

Evento marca início da parceria entre Cefet/RJ e Garde pela redução do risco de desastres no estado do Rio

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 18h03 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 18h03 | Acessos: 763

Foi realizado, na tarde de quarta-feira, dia 26 de abril, o evento de apresentação da cooperação técnica entre o Cefet/RJ e a Associação Global para Resiliência, Redução do Risco de Desastres e Meio Ambiente (Garde). A parceria busca trabalhar pela redução do risco de desastres no estado do Rio de Janeiro a partir da organização de seminários, palestras, workshops e atividades de pesquisa e extensão; do desenvolvimento de tecnologias de gestão ambiental; da gestão de dados socioambientais; e do desenvolvimento de programas de estágio para alunos do Cefet/RJ na sede da Garde, em Petrópolis.

Equipe participante da parceria Cefet/RJ e Garde no Salão Nobre da Uned Petrópolis

 

O diretor do Cefet/RJ Uned Petrópolis, Felipe Henriques, reforçou a importância da cooperação entre as instituições para trocar experiências, ampliar o debate e sensibilizar as pessoas sobre a temática. “Inauguramos aqui, formalmente, uma colaboração de esforços para a gente não só discutir essa questão da redução do risco de desastres, como também para a gente implementar soluções, implementar projetos tecnológicos para a sociedade”, declarou o diretor na abertura do evento.

Camila Ponte, cofundadora da Garde e responsável pela gestão administrativa e de projetos sociais da entidade, fez a apresentação da parceria, pontuando os objetivos e as ações previstas para 2023-2024. “Para a gente é uma alegria poder, de fato, realizar, concretizar esse estreitamento do diálogo entre duas instituições, de setores distintos da sociedade, para conseguir ações e práticas, e também abranger o pensamento e a discussão sobre a redução do risco de desastres no estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Ponte.

Após a apresentação, professores, alunos e demais membros da parceria compartilharam experiências e visões sobre a temática.

O evento contou com a participação de servidores e alunos do Cefet/RJ Uned Petrópolis e profissionais da Garde

 

Sobre a parceria Garde e Cefet/RJ

Em 2021, a Garde e o projeto de extensão “No batuque das águas do Caxambu”, do Cefet/RJ Uned Petrópolis, organizaram, em conjunto, o primeiro seminário “Desastres da Região Serrana”. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil para a troca de experiências e informações sobre a redução de risco de desastres na Região Serrana do Rio sob a perspectiva da comunicação para prevenção.

Agora em 2023, um dos objetivos da parceria oficialmente firmada entre as instituições é dar continuidade ao ciclo de seminários e ampliar ainda mais o debate sobre a temática. A cooperação prevê ainda a promoção de atividades de aperfeiçoamento acadêmico dos alunos da Uned Petrópolis a partir de workshops, treinamentos, intercâmbio de experiências profissionais e da seleção de discentes para estágio na Garde.

“Esse é um movimento necessário, especialmente após tudo que vivemos na tragédia das enchentes de 2022”, declarou Felipe Henriques, diretor da Uned Petrópolis. Além de Henriques, os professores do Cefet/RJ que fazem parte da parceria com a Garde são: Jurair Rosa, Laura Assis, André Felipe Monteiro, Patrícia Souza Lima, Fernando Pessoa e Bruno Lago, da Uned Petrópolis; Aline Riccioni de Melos e Felipe das Neves Roque da Silva, da Unidade Maracanã, e Dacy Lobosco, da Uned Nova Friburgo.

Fim do conteúdo da página