Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ renova adesão a programa do Ministério do Meio Ambiente por mais 5 anos
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ renova adesão a programa do Ministério do Meio Ambiente por mais 5 anos

Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2024, 20h12 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 20h36 | Acessos: 490

Neste mês de janeiro, o Cefet/RJ recebeu o certificado de adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A renovação do compromisso, que existe desde 2018, aconteceu em maio do ano passado e foi divulgada no Diário Oficial da União. Com o novo acordo, válido por mais cinco anos, a instituição reforça o objetivo de incorporar a variável socioambiental no seu cotidiano e na qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Conforme a chefe da Divisão de Estratégia para a Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), Aline Trigo, ao aderir à A3P, o Cefet/RJ tem a missão de desenvolver e monitorar suas ações e projetos que estejam alinhados aos princípios de responsabilidade socioambiental, visando um futuro mais sustentável. Em contrapartida, o ministério oferece cursos de capacitação, incentiva a realização de eventos e proporciona conteúdo didático gratuito, além de disponibilizar o sistema Ressoa, que oportuniza às organizações o processo de diagnóstico e monitoramento institucionais.

Sobre o programa

O Programa A3P é uma iniciativa da Administração Pública de Responsabilidade Socioambiental do MMA e atua em seis grandes temáticas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos sólidos e efluentes gerados; compras públicas sustentáveis; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores e construções, reformas e ampliações sustentáveis.

No Brasil, cerca de 230 organizações, dos setores público e privado, aderiram à A3P. No Rio de Janeiro, as únicas instituições de ensino superior que formalizaram a parceria com o MMA foram o Cefet/RJ, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Acesse a página do Programa A3P.

registrado em:
Fim do conteúdo da página