Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Recursos para inovação: evento divulga oportunidades e fundações de apoio
Início do conteúdo da página

Recursos para inovação: evento divulga oportunidades e fundações de apoio

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 17h31 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 17h49 | Acessos: 212

Da esq. para dir. Claudia Barucke, chefe do Departamento de Pesquisa (DEPEQ); Guilherme Santos, representante da FAPERJ; Mauricio Motta, diretor-geral do Cefet/RJ; Ronney Boloy, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) e Felipe Amorim, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (CONIT)

O Cefet/RJ realizou o evento “Inovação em foco: oportunidades e fundações de apoio”, nos dias 11 e 12 de abril, com o objetivo de divulgar oportunidades de investimento em projetos que conectem a instituição ao mercado, gerando benefícios à sociedade. O encontro híbrido aconteceu no Auditório 2 da Unidade Maracanã, por iniciativa da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIPPG), através do Departamento de Pesquisa (DEPEQ) e da Coordenadoria do Núcleo de Inovação Tecnológica (CONIT). As transmissões estão disponíveis para visualização no canal do Cefet/RJ no Youtube.

Durante a mesa de abertura, o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, destacou a importância de compartilhar oportunidades de fomento com a comunidade acadêmica, pois um dos compromissos do Cefet/RJ é potencializar as ações de inovação. “Cada vez mais queremos estreitar as relações da instituição com a indústria e outros segmentos, promovendo transferência de conhecimento e contribuindo para impulsionar o desenvolvimento regional através da educação”, destacou o gestor.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, ressaltou iniciativas que estão sendo adotadas pelo Cefet/RJ nessa área, como o lançamento do edital de Mobilidade de Inovação Formativa. O edital visa estimular os estudantes ao desenvolvimento de inovações, transferência de novas tecnologias e internacionalização. O processo seletivo, firmado em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), oferta seis bolsas, com valor mensal de R$ 2,5 mil. A oportunidade proporcionará aos estudantes contemplados um período de intercâmbio em Portugal durante seis meses, atuando diretamente nessa área.

Durante o evento, estiveram presentes representantes da FAPERJ e de fundações de apoio como a FUJB, Funcate e FACC, além de gestores de outras instituições públicas do estado, contando as suas experiências em ações voltadas à inovação. Na oportunidade, também ocorreu o lançamento do Portal Integra do Cefet/RJ. O portal tem o objetivo de ser uma vitrine tecnológica de pesquisas realizadas por servidores, da capacidade dos laboratórios de ofertar serviços, além da gestão de patentes e de registros que podem ser comercializados externamente. O portal está conectado à rede nacional Integra MEC, do Ministério da Educação. 

Confira o álbum de fotos do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página