Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Professores
Início do conteúdo da página

Docentes

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 21h11 | Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 17h49 | Acessos: 8966

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

i. Ambientes virtuais de aprendizagem

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) podem ser entendidos como ambientes na Web utilizados por educadores para a realização de interação síncrona e assíncrona com os estudantes que se encontram em regime de afastamento social. Geralmente emprega ferramentas e funcionalidades que permitem o acesso a conteúdos e a realização de atividades não presenciais, por exemplo, de uma ou mais disciplinas. É viabilizada necessariamente com a utilização de tecnologias de hardware  (computador), software (programas) e a Internet (plataformas). 

No caso do CEFET-RJ, o ambiente virtual de aprendizagem foi viabilizado Institucionalmente através do Microsoft Teams.

1. Microsoft Teams

Acesso online pela página do Registro do CEFET/RJ:

a) Acesse o https://registro.cefet-rj.br;

b) Insira seu CPF e a senha de acesso;

c) Clique no ícone para acessar o Email Institucional;

d) Insira a senha de seu e-mail institucional;

e) Na página do Office 365, que se abrirá, clique no ícone do Teams. Caso este não esteja visível, clique na seta de Todos os aplicativos e depois no ícone do Teams.

Para baixar o aplicativo para o celular, tablet ou desktop/notebook, basta clicar, no canto superior direito (ao lado da barra de pesquisa), no ícone do usuário. Uma pequena janela será aberta com a identificação do usuário e outras opções, dentre elas, a de baixar o aplicativo da área de trabalho (desktop/notebook) e o de baixar o aplicativo móvel (celular/tablet).

Obs.: Em alguns navegadores de celulares, não é possível acessar o Microsoft Teams online. Desta forma, após clicar no ícone na janela do Office 365, é aberta uma janela onde é possível baixar diretamente o aplicativo para o dispositivo.

Tutoriais e FAQs sobre o MS Teams:

 

Planos de fundo da Divisão de Programação Visual (DPROV) do CEFET-RJ para reuniões no Teams

 

2. RNP

Criada em 1992, a REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (RNP) é uma rede avançada de alcance nacional para educação superior, pesquisa e inovação. Foram fundamentais na disponibilização da internet no Brasil. Atualamente continuam a promover o uso inovador de Tecnologias da Informação e Comunicação, impulsionando ciência e educação para todos os brasileiros.

Acesso: vídeo@rnp 

Retornar ao menu↑

 

ii. Webconferências

Sistema preferencial de webconferências do CEFET-RJ: MS TEAMS - limites e especificações.

Como compartilhar telas e usar quadro branco no MS TEAMS:

 Saiba como agendar/reunir nas salas do MS TEAMS. (em construção colaborativa)

 Retornar ao menu↑

 

iii. Tutoriais e cursos sobre a produção de vídeos

 Retornar ao menu↑

 

iv. Softwares para produção de vídeos
  • Microsoft Power Point (uso Institucional): como gravar uma apresentação de slides com os intervalos e narração de slide (na versão atual, nas versões mais antigas).
  • Loom – software on-line que possibilita gravar vídeos compartilhando a tela e mostrando a imagem da webcam ao mesmo tempo.
  • OBS Studio
  • oCan – software para capturar a tela e o áudio do microfone do seu computador.
  • InShot – aplicativo para edição de vídeos pelo celular.

 Retornar ao menu↑

 

v. Ferramentas do Office 365 (disponíveis para uso Institucional)

 Todos os aplicativos abaixo são acessíveis pelo e-mail institucional do CEFET-RJ:

  1. Bookings: Simplifique o modo como você agenda e gerencia compromissos dentro e fora da sua organização.
  2. Calendário: Agende e compartilhe horários de reuniões e eventos, e receba lembretes automaticamente.
  3. Class Notebook: Organize seus planos de lições em um bloco de anotações digital e crie um espaço de trabalho para os alunos.
  4. Delve: Obtenha informações pessoais e relevantes baseadas nas pessoas e no conteúdo com que você trabalha.
  5. Dynamics 365: Divida os silos entre seus aplicativos e processos com o Microsoft Dynamics 365.
  6. Excel: Descubra e se conecte a dados, modele e analise-os e visualize informações.
  7. Forms: Crie pesquisas, testes e votações e veja facilmente os resultados em tempo real.
  8. Kaizala: Um aplicativo de chat móvel simples e seguro para o trabalho.
  9. MyAnalytics: Crie melhores hábitos de trabalho com informações sobre suas reuniões, email e horas de foco.
  10. OneDrive: Armazene, acesse e compartilhe seus arquivos em um só lugar (nuvem).
  11. OneNote: Capture e organize suas anotações em todos os seus dispositivos.
  12. Outlook: Envie e receba e-mails institucionais.
  13. Planner: Crie planos, organize e atribua tarefas, compartilhe arquivos e obtenha atualizações em andamento.
  14. Power Apps: Crie aplicativos Web e móveis com os dados que sua organização já usa.
  15. Power Automate: Crie fluxos de trabalho entre seus aplicativos, arquivos e dados para automatizar tarefas demoradas.:
  16. Power BI: Crie painéis de dados acionáveis, dinâmicos e envolventes e compartilhe com outras pessoas.
  17. PowerPoint: Editor de apresentações.
  18. SharePoint: Compartilhe e gerencie conteúdo, conhecimento e aplicativos para capacitar a equipe.
  19. Staff Notebook: Colabore com os professores e com a equipe para compartilhar políticas, procedimentos e calendários.
  20. Stream: Compartilhe vídeos de aulas, reuniões, apresentações e sessões de treinamento.
  21. Sway: Crie e compartilhe apresentações, histórias pessoais e relatórios interativos.
  22. Teams: O espaço de trabalho da equipe baseado em chat e personalizável no Office 365.
  23. To Do: Gerencie, priorize e conclua as coisas mais importantes que você precisa realizar todos os dias.
  24. Whiteboard: Idealize e colabore em uma tela de forma livre projetada para caneta, toque e teclado.
  25. Word: Editor de texto.
  26. Yammer: Conecte-se com colegas de trabalho e de classe.

 Retornar ao menu↑

 

vi. Ferramentas Alternativas
  • Filesender RNP: compartilhar arquivos na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
  • Padlet: ferramenta on-line que permite a criação de um mural virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos.
  • Kahoot! – aplicativo para a realização de questionários online em formato de jogo.
  • Prezi – software para a criação de apresentações não lineares.
  • Canva – plataforma de design gráfico que permite criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais.
  • Audacity – software livre de edição digital de áudio. Clique aqui para assistir um vídeo sobre como criar podcasts usando o software.
  • e-book (UNESCO, 2013): Policy guidelines for mobile learning. 

 Retornar ao menu↑

 

vii. Portais de Conteúdo
  • O que são? Exemplos (SEAD UFRGS, 2020). 
  • BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais (MEC, 2020): é um repositório criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais - RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI e outros. Esse Banco Internacional tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local para o níveis de educação infantil a superior, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.
  • EduCAPES (CAPES, 2020): é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.
  • ARES (Acervo de recursos educacionais em saúde) (UNA-SUS, 2020): é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde. Esses recursos educacionais são produzidos por instituições de ensino e profissionais de reconhecida competência na área da saúde para compor as ofertas educacionais do Sistema UNA-SUS, e são validados e aprovados pelo Ministério da Saúde. O ARES é alimentado de forma colaborativa e está alinhado aos princípios do Acesso Aberto, permitindo que qualquer pessoa possa acessar, baixar, copiar, distribuir e reutilizar os recursos educacionais livremente. Foi criado para atender os produtores e usuários de conhecimento em saúde, que necessitam cotidianamente de acesso a materiais confiáveis, seja para o ensino e a aprendizagem, seja para o apoio à prática profissional.

Retornar ao menu↑

 

viii. Experiências com uso de Tecnologias

SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA -  Unidade Itaguaí
23 a 27/11/2020

Retornar ao menu↑

 

ix. Estratégias pedagógicas

Produções da Divisão de Projetos Educacionais (DIPED/DEDED/DIREN) do CEFET-RJ: 

 Retornar ao menu↑

 

x. Direitos Autorais e de Imagem

Retornar ao menu↑

 

xi. Acessibilidade

 Retornar ao menu↑

 

xii. Normativas
  • Portaria de nº 1124, de 09 de outubro de 2020, que dispõe sobre as atividades acadêmicas temporárias não presenciais, síncronas e/ou assíncronas, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, em razão da pandemia do novo Coronavírus, tratando de situação excepcional e transitória, por prazo indeterminado, até novas orientações dos setores de saúde.

 Retornar ao menu↑

 

xiii. Segurança Digital
  • Campanha #FiqueEsperto: Campanha de conscientização dos usuários sobre os perigos do compartilhamento de informações pela internet. A iniciativa une o governo federal e diversas entidades privadas na transmissão de dicas que auxiliam o usuário a identificar possíveis golpes e fraudes no mundo digital e aconselham sobre práticas seguras para realização de atividades on-line. Durante o período da campanha, serão apresentadas, mensalmente, novas dicas relacionadas aos problemas mais comuns e às medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitá-los.  

 Retornar ao menu↑

 

xiv. Calendários Acadêmicos
  •  EPTNM 2020

Unidade Modalidade Turmas
Angra dos Reis  Concomitante   Todos os períodos
Itaguaí  Integrado Todos os anos
Concomitante Todos os períodos
Maracanã Integrado 4º ano
Integrado 1º, 2º e 3º anos
Subsequente Todos os períodos
Maria da Graça  Integrado Todos os anos
Subsequente Todos os períodos
Nova Friburgo Integrado Todos os anos
Nova Iguaçu Integrado   Todos os anos
Petrópolis Integrado  4º ano 
Integrado 1º, 2º e 3º anos 
Valença  Integrado  Todos os anos

 Retornar ao menu↑

 

  • GRADUAÇÃO 2020 

Unidade Turmas
Angra dos Reis Todos os períodos
Itaguaí Todos os períodos
Maracanã Todos os períodos 
Maria da Graça Todos os períodos
Nova Friburgo Todos os períodos
Nova Iguaçu Todos os períodos 
Petrópolis Todos os períodos
Valença Todos os períodos

 Retornar ao menu↑

 

xv. Sistema de Bibliotecas do CEFET-RJ

Neste período de atividades não presenciais o Sistema de Bibliotecas do CEFET-RJ oferece todo o suporte aos alunos, através de sua página no portal (https://www.cefet-rj.br/index.php/bibliotecas). Podem ser acessados, por exemplo:
  • Compilado de e-books de acesso livre;
  • Portal de Periódicos Capes;
  • e-books da ProQuest,

além dos serviços e contatos para atendimento das demais bibliotecas dos campi.

A Biblioteca Central também possui redes sociais, sempre com produção de conteúdo, interação, avisos e novidades:

 Retornar ao menu↑

 

 

 

Fim do conteúdo da página