Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estudantes > Médio/Técnico
Início do conteúdo da página

Médio/Técnico

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 18h15 | Última atualização em Sábado, 27 de Março de 2021, 08h55 | Acessos: 25860

 

ATENÇÃO ESTUDANTES:

 

1) Como o CEFET-RJ está em regime de Atividades Não Presenciais, há necessidade dos estudantes fazerem seu e-mail institucional para terem acesso ao ambiente virtual de aprendizagem adotado pela Instituição (Microsoft TEAMS).

Para tal, acesse pela internet https://registro.cefet-rj.br/index.php e cadastre-se!

Veja tutorial de como se cadastrar no Registro CEFET-RJ em http://www.cefet-rj.br/index.php/component/content/article?id=5341).

Além do e-mail institucional, o estudante terá direito a instalar o Microsoft Office 365 (MS TEAMS incluído) em até 5 dispositivos.

Este procedimento é gerenciado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTINF). Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento, usar o Sistema de Chamados do CEFET-RJ, disponível em http://chamados.cefet-rj.br/ .

 

2) Solicita-se que os estudantesMAIORES DE 18 ANOS, façam sua opção no Termo de Autorização do Uso da Imagem e do Som disponibilizado eletronicamente no REGISTRO CEFET-RJ. Caso haja mudança de ideia após feita a opção, favor acionar o sistema de chamados (http://chamados.cefet-rj.br/).

 

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

 

As atividades acadêmicas não presenciais no CEFET-RJ

São consideradas atividades não presenciais as que utilizam recursos de tecnologia da informação para sua realização e comunicação. Podem ser:

○ Assíncronas:  atividades em que docentes e estudantes não estão online na plataforma simultaneamente. Ou seja, o conteúdo pode ser gravado e acessado posteriormente ao evento, pelo estudante, inúmeras vezes e em horário de sua conveniência. São realizadas em ambientes virtuais (Microsoft Teams no caso do CEFET-RJ), que têm recursos para:  videoaulas gravadas; criação de fóruns, elaboração de formulários e questionários; hospedagem de arquivos para leituras, dentre outros. 

○ Síncronas: atividades em que os estudantes participam ao vivo, mediado pelo docente e transmissão simultânea, a exemplo de webconferências e lives. Recursos da plataforma utilizados durante as atividades: chat (salas de bate papo). Alternativamente podem ser utilizadas ferramentas de tecnologia da informação como atendimento em whatsapp e e-mail.

 

Portaria de nº 1124, de 09 de outubro de 2020, que dispõe sobre as atividades acadêmicas temporárias não presenciais, síncronas e/ou assíncronas, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, em razão da pandemia do novo Coronavírus, tratando de situação excepcional e transitória, por prazo indeterminado, até novas orientações dos setores de saúde.  

 

 
 
 
 

 

  

i. Como fazer para obter meu e-mail do cefet-rj (institucional)?

A Diretoria de Ensino (DIREN) reforça a solicitação para que os alunos de todos os campi do Sistema Cefet/RJ criem ou atualizem os seus e-mails institucionais para terem acesso às atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologia digital (MS Teams, Office 365, ...).

Link

 

Retornar ao Menu ↑

 

ii. Microsoft Office 365 gratuito para discentes do CEFET-RJ (até 5 instalações)

Clique aqui e veja como.

 

Retornar ao Menu ↑

 

iii. Calendário Acadêmico EPTNM 2020
Unidade Modalidade Turmas
Angra dos Reis  Concomitante   Todos os períodos
Itaguaí  Integrado Todos os anos
Concomitante Todos os períodos
Maracanã Integrado 4º ano
Integrado 1º, 2º e 3º anos
Subsequente Todos os períodos
Maria da Graça  Integrado Todos os anos
Subsequente Todos os períodos
Nova Friburgo Integrado Todos os anos
Nova Iguaçu Integrado   Todos os anos
Petrópolis Integrado  4º ano 
Integrado 1º, 2º e 3º anos 
Valença  Integrado  Todos os anos


Retornar ao Menu ↑

 

iv. AVA/Plataformas virtuais adotadas institucionalmente pelo CEFET-RJ

Microsoft TEAMS

O acesso as equipes de trabalho, materiais, chats, fóruns e web conferências no Teams será realizado através do e-mail institucional. Para seu cadastro, o aluno deverá acessar o https://registro.cefet-rj.br, clicar no ícone Cadastre-se e seguir os procedimentos.

Em caso de dúvidas:

Acesso online ao Microsoft Teams pela página do Registro do CEFET/RJ

  1. Acesse o https://registro.cefet-rj.br;
  2. Insira seu CPF e a senha de acesso;
  3. Clique no ícone para acessar o Email Institucional;
  4. Insira a senha de seu e-mail institucional;
  5. Na página do Office 365, que se abrirá, clique no ícone do Teams. Caso este não esteja visível, clique na seta de Todos os aplicativos e depois no ícone do Teams.

Para baixar o aplicativo para o celular, tablet ou desktop/notebook, basta clicar, no canto superior direito (ao lado da barra de pesquisa), no ícone do usuário. Uma pequena janela será aberta com a identificação do usuário e outras opções, dentre elas, a de baixar o aplicativo da área de trabalho (desktop/notebook) e o de baixar o aplicativo móvel (celular/tablet).

Obs.: Em alguns navegadores de celulares, não é possível acessar o Microsoft Teams online. Desta forma, após clicar no ícone na janela do Office 365, é aberta uma janela onde é possível baixar diretamente o aplicativo para o dispositivo.

Produções Instituicionais

  • Campus Angra dos Reis: são destinados ao treinamento na plataforma Microsoft Teams de professores e alunos do CEFET/RJ, para o desenvolvimento das atividades acadêmicas não presenciais.

Treinamento Microsoft Teams - Aula 01;

Treinamento Microsoft Teams - Aula 02;

Treinamento Microsoft Teams - Aula 03.

  • Departamento de Tecnologia da Informação (DTINF): criou uma página de consulta, para alunos e servidores da instituição, onde reuniu materiais sobre a utilização do Microsoft Teams. O Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração que combina ferramentas de bate-papo, videoconferências, lives, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. 

Tutoriais sobre o MS Teams no site da Microsoft

Treinamento em vídeo do Microsoft Teams

 

Retornar ao Menu ↑

 

v. Monitoria

 

Retornar ao Menu ↑

 

vi. Portais de Conteúdo

O que são? Exemplos (SEAD UFRGS, 2020).

BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais (MEC, 2020): é um repositório criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais - RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI e outros. Esse Banco Internacional tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local para o níveis de educação infantil a superior, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.

EduCAPES (CAPES, 2020): é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, vídeo aulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

ARES (Acervo de recursos educacionais em saúde) (UNA-SUS, 2020): é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde. Esses recursos educacionais são produzidos por instituições de ensino e profissionais de reconhecida competência na área da saúde para compor as ofertas educacionais do Sistema UNA-SUS, e são validados e aprovados pelo Ministério da Saúde. O ARES é alimentado de forma colaborativa e está alinhado aos princípios do Acesso Aberto, permitindo que qualquer pessoa possa acessar, baixar, copiar, distribuir e reutilizar os recursos educacionais livremente. Foi criado para atender os produtores e usuários de conhecimento em saúde, que necessitam cotidianamente de acesso a materiais confiáveis, seja para o ensino e a aprendizagem, seja para o apoio à prática profissional.

 

Retornar ao Menu ↑

 

vii. Segurança Digital

Campanha #FiqueEsperto: Campanha de conscientização dos usuários sobre os perigos do compartilhamento de informações pela internet. A iniciativa une o governo federal e diversas entidades privadas na transmissão de dicas que auxiliam o usuário a identificar possíveis golpes e fraudes no mundo digital e aconselham sobre práticas seguras para realização de atividades on-line. Durante o período da campanha, serão apresentadas, mensalmente, novas dicas relacionadas aos problemas mais comuns e às medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitá-los. 

Dicas de segurança para o ensino remoto (SEAD UFRGS, 2020).

Cartilha de Orientação para Vítimas de Discursos de Ódio (SEAD UFRGS, 2020).

 

Retornar ao Menu ↑

 

viii. Direitos autorais e de uso da imagem e do som

Direitos autorais no uso e na produção de materiais disponíveis na internet (UFV, 2020).

Boas práticas e Recomendações sobre Direito Autoral (SEAD UFRGS, 2020).

Boas práticas e Recomendações sobre Direito de Imagem (SEAD UFRGS, 2020).

Retornar ao Menu ↑

 

ix. Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Específicas

NAPNE

Retornar ao Menu ↑

 

x. Estágio

Divisão de Estágio e Emprego (DIEMP) VIRTUAL

Como saber se a empresa que ofertou a vaga é conveniada com o CEFET-RJ

Passo a passo para conveniar a Empresa com o CEFET-RJ.

Passo a passo para registrar sua oportunidade de estágio junto ao CEFET-RJ.

Isenção de estágio:

 

Retornar ao Menu ↑

 

xi. Editais de Inclusão Digital

O Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) do Cefet/RJ divulgou, nesta terça-feira (12/1/2021), os editais de inclusão digital (auxílio para contratação de serviços de internet) e auxílio-dispositivo para o período de 2021.

 

Retornar ao Menu ↑

 

xii. Sistema de Bibliotecas do CEFET-RJ

Neste período de atividades não presenciais o Sistema de Bibliotecas do CEFET-RJ oferece todo o suporte aos alunos, através de sua página no portal (http://www.cefet-rj.br/index.php/bibliotecas). Podem ser acessados, por exemplo:
  • Compilado de e-books de acesso livre;
  • Portal de Periódicos Capes;
  • e-books da ProQuest,

além dos serviços e contatos para atendimento das demais bibliotecas dos campi.

A Biblioteca Central também possui redes sociais, sempre com produção de conteúdo, interação, avisos e novidades:

 

Fim do conteúdo da página