Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Campus Angra dos Reis - Extensão

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2015, 14h48 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 14h44 | Acessos: 8663

Confira aqui todos os Projetos de Extensão realizados no campus Angra dos Reis

Ações Extensionistas

  • Baja SAE

O projeto de extensão “Baja dos Reis – Desenvolvimento de um protótipo veicular off-road Baja SAE”, é um projeto voltado aos alunos de graduação do Cefet/RJ campus Angra dos Reis, onde o objetivo é desenvolver competências, tais como, trabalho em equipe, planejamento, gerenciamento e execução de projetos. O projeto gira em torno da construção de um protótipo veicular monoposto, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula. O projeto é divido em diversos subsistemas, como transmissão, estrutura, suspensão, direção, freios, carenagem. Sua construção deve atender a uma série de requisitos de projeto impostos pela organização SAE (Society Automotive Engineers), os quais visam à segurança, ergonomia e dirigibilidade do veículo. Ao final da construção do baja, os alunos têm a oportunidade de representar o Cefet/RJ em competições promovidas pelo programa estudantil Baja SAE, no âmbito regional, nacional e internacional. Nas competições, o veículo construído pela equipe é submetido a testes em terrenos desafiadores e os alunos são avaliados em apresentações do projeto desenvolvido. Segundo a SAE BRASIL, o programa estudantil, além de envolver os alunos em um caso real de desenvolvimento de produto, visa incrementar a preparação para o mercado de trabalho. O projeto funciona com uma equipe de alunos de diferentes cursos de engenharia. O projeto conta com um professor coordenador e professores que auxiliam os alunos em temas específicos. Além do desenvolvimento das competências profissionais citadas, o projeto Baja dos Reis visa agregar valor à formação dos alunos envolvidos, por meio da produção de trabalhos científicos, minicursos e oficinas, cursos provenientes de parcerias do projeto, etc. Ao passar pelo projeto de extensão Baja dos Reis, receberão, também, horas de atividades complementares. Para fazer parte do projeto, basta entrar em contato com a equipe (www.instagram.com/bajadosreis/) e ficar de olho nos processos seletivos.

 

  • Reis do Sol

O projeto Reis do Sol foi criado no Cefet/RJ - Angra dos Reis, com propósito de desenvolver e elaborar pesquisas sobre energias renováveis, além de incentivar o espírito de equipe e desenvolver nos alunos habilidades técnicas e pessoais. A equipe é composta por 20 alunos e 2 professores coordenadores.  

A intenção do projeto consiste na construção de uma embarcação movida a energia solar, para competição no Desafio Solar Brasil (DSB). Até o momento, participamos de duas edições da competição (2017 e 2018). 

Em 2019/2020, o projeto conquistou um edital da FAPERJ de apoio a equipes de competições estudantis, dando a oportunidade de melhorias na embarcação através do fomento concedido.  

Durante o período de pandemia, a equipe passou por adaptações, como a criação de novos projetos. Entre eles, está o da Estação Solar, que será implementada no campus Angra dos Reis para uso de toda a comunidade acadêmica para recarga de aparelhos eletrônicos utilizando energia limpa (renovável).   

 

  • Empresa Júnior

 A Dínamo Jr. tem a missão de proporcionar conhecimento prático aos alunos do campus, através de realização de projetos voltadas para a área de engenharia. A Dínamo Jr. tem por finalidade aplicar na sociedade os conhecimentos adquiridos na graduação, desenvolver habilidades empreendedoras do aluno, realizar estudos, elaborar diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos.

  • ENACTUS

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Time ENACTUS - CEFET/RJ Campus Angra dos Reis tem trabalhado com Agricultura Hidropônica Urbana.

  • Equipe StarDust

Este projeto visa a capacitação de alunos em conceitos de Elementos de Máquinas, Dinâmica, Projeto Mecatrônico, Programação e Eletrônica por meio da criação de um grupo de pesquisa e desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), também conhecidos como “Drones”. No final do ano de 2017 o grupo foi formado, constituindo-se de docentes e discentes dos cursos técnicos e de engenharia do Cefet-RJ campus Angra dos Reis. Em 2018, a equipe construiu o seu primeiro protótipo. Em 2019, a equipe participou de sua primeira competição, a Fórmula Drone SAE Brasil 2019, alcançando a oitava colocação entre quarenta e uma equipes inscritas, sendo a melhor entre as equipes do nosso estado. Atualmente, o projeto tem direcionado os seus esforços para o desenvolvimento de soluções para operações de salvamento e resgate, com o objetivo de apoiar o Corpo de Bombeiros local.

  • Equipe Iron Pirates 

A equipe Iron Pirates tem como objetivo a participação em competições de robótica do tipo batalha de robôs. Nessas competições, dois robôs - totalmente projetados e construídos por cada equipe - confrontam-se em uma arena com o objetivo de fazer o adversário parar de funcionar. Devido à limitação de peso e aos altos impactos aos quais os robôs são submetidos, um cuidadoso projeto mecânico e eletrônico se torna necessário. Em geral, a equipe vencedora é resultado da combinação de boa pilotagem, eficiente projeto mecatrônico e estratégia perspicaz. 

 

Esporte

A Associação Acadêmica Atlética CEFET/RJ Angra dos Reis é um projeto de extensão gerido por alunos e professores da instituição com o objetivo de promover atividades esportivas, culturais e sociais que visem o intercâmbio social do corpo discente e docente do CEFET/RJ com a comunidade externa.
O projeto auxilia o estudante dentro do campo de administração, economia, negociação,  entre outras áreas, permitindo que ele adquira competências como liderança, trabalho em equipe, elaboração de planilhas entre outras tarefas. O estudante colaborador do projeto lida com uma estrutura administrativa e executiva semelhante à de uma empresa contemporânea, tendo que se qualificar aprendendo ferramentas necessárias para o progresso do projeto.

 

 
 
 

Assistência Estudantil

  • Projetos de Extensão 2017
  • Preparatório para Concurso 
    • PRETECAR - Preparatório para concurso do técnico. 
    • PENEM - Preparatório para o ENEM. (Em breve)

Artes

Em construção!

Saúde

Em construção!

Eventos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, foi criada pelo decreto presidencial de 09 de junho de 2004 e deve ser comemorada anualmente no mês de outubro. A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai ocorrer de 21 a 27 de outubro de 2019, será inspirada no tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

A Semana de Gestão e Empreendedorismo é uma iniciativa do projeto de extensão Gestão na Engenharia, que tem como objetivo disseminar conhecimentos de gestão entre os alunos do campus Angra dos Reis e a comunidade local. Sob orientação dos professores Vanessa de Almeida Guimarães e Marcus Val Springer

 

II Semana das Engenharias

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página