Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Campus Angra dos Reis - Pesquisa

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2015, 14h44 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h27 | Acessos: 8895

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)   

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e de estímulo ao interesse pela pesquisa dos estudantes de graduação e do ensino médio e técnico, denominados PIBIC e PIBIC-EM, respectivamente.

Os recursos disponíveis para a destinação das bolsas do Programa PIBIC e PIBIC-EM no Cefet/RJ são oriundos da própria Instituição e do CNPq, mediante edital de seleção, e destinam-se exclusivamente aos alunos matriculados nos cursos de graduação e de cursos técnicos de nível médio e técnico do sistema Cefet/RJ.

Para mais informações sobre os editais PIBIC e PIBIC-EM, acesse a página do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Cefet/RJ.

Os alunos dos cursos de graduação e do curso técnico do Cefet/RJ campus Angra dos Reis são constantemente incentivados a se engajarem nas atividades de pesquisa, visto que a pesquisa científica poderá acrescentar ganhos significativos na formação acadêmica do estudante, além de proporcionar uma maior capacidade de análise e reflexão sobre problemas que poderão surgir no exercício da profissão, bem como em questões sociais. A seguir, apresentamos a evolução do quantitativo de projetos de Iniciação Científica realizados no campus Angra dos Reis.

Confira aqui todos os Projetos de Iniciação Científica realizados no campus Angra dos Reis.

Projetos de Pesquisa

Em construção

Grupos de Pesquisa

  1. Nanociência e Meio Ambiente

O Grupo atua numa área tecnológica de grande relevância, cuja produção e utilização de novos produtos oferecem múltiplos benefícios à sociedade em diversas áreas e seguimentos. Os projetos estão focados nas respectivas linhas de pesquisas: 1- Energia e meio ambiente; 2- Simulação computacional aplicada ao meio ambiente e processos biológicos; 3- Síntese e caracterização de nanopartículas. As linhas de pesquisas abordam de forma integrada problemas interdisciplinares através de técnicas de simulação numérica e técnicas experimentais.

Líder do grupo: Profa. Elizabeth Mendes de Oliveira

Para saber mais, clique aqui.

 

  1. Processamento e Soldagem por Fricção e Mistura (Friction Stir Processing and Welding) Aplicados em Metais

Este grupo de pesquisa tem como objetivo investigar o comportamento de vários metais (ferrosos e não ferrosos), quando estes são submetidos ao processamento e/ou soldagem pelo mecanismo de fricção e mistura. Devido às modificações microestruturais impostas pelo mecanismo de fricção e mistura, e também devido à sua grande versatilidade, no qual é possível realizar desde uma união de metais dissimilares até a modificação das propriedades superficiais de uma chapa, faz-se necessário o estudo mais aprofundado da influência dos distintos parâmetros nas propriedades mecânicas (partido de uma chapa inicialmente deformada até uma tratada termicamente), bem como o seu comportamento durante uma conformação mecânica. Este grupo de pesquisa além de contribuir para o fortalecimento institucional, envolvendo alunos e professores (do CEFET/RJ e de outras instituições), trará respostas muito relevantes nesta temática que tem crescido muito nos últimos anos.

Líder do grupo: Prof. Saulo Brinco Diniz

Para saber mais, clique aqui.

 

  1. Sistemas Energéticos e Ambientais (GSEA)

O presente grupo de pesquisa visa o desenvolvimento de estudos relacionados com o aproveitamento de novas fontes renováveis de energia e produção de biocombustíveis que contribuam para a diversificação da matriz energética nacional e na mitigação dos gases do efeito estufa, através de pesquisas experimentais. Entre as principais áreas de atuação do grupo destacam-se o aproveitamento de resíduos energéticos, produção de biocombustíveis, desenvolvimento de novas tecnologias de gaseificação de biomassa, cogeração, uso eficiente da energia, simulação fluidodinâmica de materiais lignocelulósicos, impacto ambiental entre outras.

Líder do grupo: Prof. Nestor Proenza Perez

Para saber mais, clique aqui.

Internacionalização

A internacionalização é uma primordial ação que o campus Angra dos Reis está buscando e uma prioridade para todas as grandes universidades brasileiras. Desta forma, procura-se ofertar condições para que os discentes e servidores tenham uma vivência de pelo menos um ano em grandes instituições de educação de outros países. Para isso, o Cefet/RJ disponibiliza editais e processos seletivos para programas de Dupla Diplomação e de Intercâmbio estudantil para diversas instituições internacionais.

Para saber mais, acesse a página Editais e processos seletivos - Relações internacionais do Cefet/RJ.

Produção Acadêmica (Últimos 3 anos)

 
Patentes

Em construção

 

Prêmios

2019

 

Artigos Completos Publicados em Periódicos

2022

2021

2020

2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página