Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Perfil de curso: Licenciatura em Matemática campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Perfil de curso: Licenciatura em Matemática campus Petrópolis

Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 14h06 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 19h48 | Acessos: 734

Vagas: 30 por semestre 

Duração: 9 semestres 

Turno: Noturno

1ª turma em 2020

 

Conhecendo o meio e o profissional

Pensar a realidade brasileira contemporânea é praticamente impossível sem que, em algum momento, se reconheça o papel fundamental da educação. Qualquer discussão sobre os rumos que tomamos enquanto sociedade, perpassa a questão da educação formal e não formal de crianças, jovens e adultos. O professor está frequentemente no centro desse debate educacional e a formação de professores se apresenta como tarefa fundamental e de grande responsabilidade.

Para o profissional formado em Matemática, um dos caminhos mais comuns é a carreira acadêmica. O professor de Matemática pode atuar em escolas de ensino fundamental e médio. Se optar por continuar os estudos fazendo mestrado e doutorado, também pode ministrar aulas em universidades e centros de pesquisa. Além de atuar como professor, o profissional de Matemática pode contribuir significativamente em áreas como Economia, Medicina, Engenharia, Informática, Finanças, etc.

Para seguir a carreira em Matemática, é importante gostar de números, cálculos e de resolver problemas. Além disso, boa comunicação e capacidade de se expressar com objetividade e clareza são quesitos importantíssimos para o um bom professor de Matemática.

 

O curso

O curso de Licenciatura em Matemática prepara professores para o ensino fundamental e médio e possui, além das disciplinas do campo da Matemática, disciplinas ligadas à educação, como Didática e Pedagogia. O aluno entrará no universo dessa disciplina, desenvolvendo o seu pensamento lógico, além de diversas outras capacidades, como aprender a identificar, reformular e resolver problemas concretos de diversas áreas do conhecimento utilizando conceitos matemáticos.

 

Corpo docente    

O corpo docente do curso conta com um total de 10 professores, altamente qualificados, com titulação mínima de mestrado, sendo a maioria com doutorado na área de atuação.

 

Oportunidades

O Cefet/RJ oferece diversas oportunidades que auxiliam no desenvolvimento de seus alunos. Dentre as quais, destacam-se:

 

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Os alunos do curso podem participar do PIBIC por meio de projetos de pesquisa de professores orientadores do quadro docente do curso ou de outro professor da Instituição. O Cefet/RJ abre, a cada ano, edital específico para a seleção de bolsistas. Os alunos também podem atuar como voluntários.

 - Programa de Extensão - PBEXT

Os programas de extensão têm editais abertos anualmente para os projetos de extensão, os quais podem contar com a participação de alunos na condição de bolsistas ou de voluntários.    

 - Programa de monitoria

Programa da Diretoria de Ensino (Diren), no qual são oferecidas bolsas aos alunos para desenvolverem atividades de ensino junto a algum professor que ministra uma disciplina do curso. Da mesma forma, como os demais programas, os alunos podem participar como voluntários.

 - Programa de Intercâmbio Internacional

O Cefet/RJ possui editais anuais para intercâmbio de estudantes de graduação em universidades internacionais, de forma a complementar a formação do seu corpo discente. Esses editais especificam as universidades que podem receber os alunos do Cefet/RJ, além de descrever o processo seletivo dos estudantes candidatos. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa de estudos durante o período do intercâmbio, além de todo o apoio da instituição para assessoramento do aluno durante todo o processo.  

 - Programas de Assistência Estudantil

O sistema Cefet/R concede auxílios para os alunos dos níveis Médio e Superior, mediante processo seletivo. Os Programas de Assistência Estudantil têm como fundamento a promoção do acesso e da permanência dos alunos na Instituição, que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou econômica, contribuindo para a sua formação acadêmica. São divididos em três: 1) Programa de Auxílio ao Estudante (PAE); 2) Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência (PAED); 3) Programa de Auxílio Emergencial (PAEm).

Além disso, em virtude da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social, o Cefet/RJ também criou o auxílio inclusão digital e o auxílio-dispositivo, que contribuem financeiramente para a contratação de serviços de acesso internet e/ou para a aquisição de dispositivo, respectivamente, para acompanhamento das atividades de ensino remoto.

 

Notícias relacionadas

Campus Petrópolis tem aprovação do MEC para ofertar o curso de licenciatura em Matemática

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página