Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto da Uned Petrópolis é premiado em congresso na área de Ciências do Esporte
Início do conteúdo da página

Projeto da Uned Petrópolis é premiado em congresso na área de Ciências do Esporte

Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 19h51 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 19h51 | Acessos: 612

Na última sexta-feira, dia 17 de dezembro, o projeto de extensão Expedições, do Cefet/RJ Petrópolis, recebeu o Prêmio Literatura Científica e Artes Visuais do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE), na categoria vídeo. A premiação faz parte do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), que acontecem conjuntamente a cada dois anos e são considerados alguns dos principais eventos das áreas de Educação Física e Ciências do Esporte no país. A edição deste ano foi realizada remotamente, em setembro.

Intitulado “As expedições educacionais do Cefet/RJ campus Petrópolis”, o trabalho teve como autores os docentes Fernando Pessoa e Marcelo Porretti e a aluna egressa do curso de bacharelado em Turismo da unidade Luana Pitzer.  Em formato documental, o vídeo apresenta o projeto de extensão e as Práticas Corporais de Aventura realizadas por ele de maneira interdisciplinar no Cefet/RJ Uned Petrópolis. “Na apresentação e debate do vídeo, foi possível interagir com outros trabalhos acadêmicos e pesquisadores de grande relevância no cenário nacional, o que soma imensamente para o crescimento do projeto de extensão ‘Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis’”, ressaltou o professor Marcelo Porretti.

O vídeo mostra também algumas das 35 atividades já realizadas pelo Expedições desde 2016, que envolvem montanhismo, visitas ao campo de aventuras do Açu (Petrópolis) e parede de escalada, além de desenvolvimento de parcerias, buscando instigar os estudantes para o método da interpretação ambiental. “O relato de experiência das atividades realizadas foi desenvolvido no período antes da pandemia, sendo trabalhadas no âmbito do projeto de forma lúdica, trabalhando o paradigma ecológico atual, que consiste em levar os alunos para vivências práticas de montanhismo, escalada e trekking, em que o contato com a natureza os faz repensar suas atitudes para com o meio natural. Desenvolve-se também a interpretação ambiental nas trilhas, na busca de um espaço de diálogo com os atores sociais”, destacou Marcelo.

Confira o vídeo premiado.  (https://www.youtube.com/watch?v=fpgwzdlapA8)

Saiba mais sobre o projeto de extensão Expedições. (https://www.cefet-rj.br/index.php/espaco-campus-petropolis/6322-projeto-expedicoes-geodiversidade-biodiversidade-e-sociodiversidade-das-trilhas-petropolitanas)

 

Fim do conteúdo da página