Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos de Engenharia de Computação poderão obter dupla diplomação no IPPortalegre
Início do conteúdo da página

Alunos de Engenharia de Computação poderão obter dupla diplomação no IPPortalegre

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 18h42 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 20h18 | Acessos: 1095

Na manhã desta segunda-feira (13), o Cefet/RJ e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre), de Portugal, apresentaram o plano de atividades do programa de dupla diplomação e cotutela entre os cursos de Engenharia de Computação, da Uned Petrópolis, e o mestrado em Informática da instituição portuguesa. O documento foi assinado pelo diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, e pelo presidente do IPPortalegre, Luís Loures. O evento, realizado na Unidade Maracanã, teve ainda a participação do diretor da Uned Petrópolis, Felipe Henriques, e de outros representantes das duas instituições. Clique para ver fotos da cerimônia.

Luís Loures (à esq.), presidente do IPPortalegre, e Mauricio Motta, diretor-geral do Cefet/RJ, assinam plano de atividades para dupla diplomação entre mais dois cursos das instituições

A partir dessa parceria, os estudantes de Engenharia de Computação que estiverem cursando a partir do 8º período poderão realizar seus estudos no IPPortalegre durante um ano e terão os créditos aproveitados para a conclusão do curso no Brasil, além de terem a oportunidade de obter o certificado de mestrado em Informática da instituição portuguesa. De acordo com Motta, essa iniciativa é um avanço na parceria já existente e contribui ainda mais para o Cefet/RJ se tornar uma das principais instituições federais do país em ações de internacionalização.

– Eu estive lá em Portalegre para conhecer a estrutura da instituição e posso certificar que será um excelente investimento para quem puder se candidatar à dupla diplomação. Além do acolhimento que os estudantes irão receber e da facilidade do idioma, o IPPortalegre é uma instituição sólida e de excelência na Europa – destacou Motta.

Após a assinatura do plano de atividades, o presidente do IPPortalegre apresentou a palestra “Estudar em Portugal: Politécnico de Portalegre, uma experiência para a vida”, que foi transmitida pelo YouTube. Loures apresentou vídeos que mostram as belezas da região do Alentejo, onde está localizada a instituição, além da estrutura ofertada aos alunos. O dirigente também explicou quais são as regras e exigências para participar do programa de dupla diplomação e tirou as dúvidas do público presente.

Estudantes e servidores do Cefet/RJ assistem à palestra “Estudar em Portugal: Politécnico de Portalegre, uma experiência para a vida”

Outros cursos do Cefet/RJ já são beneficiados pela dupla diplomação com o IPPortalegre

Parceiras de longa data, as duas instituições assinaram, em março de 2022, o acordo que permite a cotutela a alunos da pós-graduação entre os mestrados de Engenharia de Produção e Sistemas, do Cefet/RJ, e de Tecnologias de Valorização Ambiental e Produção de Energia, do IPPortalegre. Em nível de graduação, a parceria existente entre as duas instituições permite que os estudantes do curso de Engenharia Mecânica das unidades Maracanã, Angra dos Reis, Itaguaí e Nova Iguaçu obtenham a dupla diplomação nesse mesmo mestrado da instituição portuguesa.

Já os alunos de graduação em Administração da Uned Valença podem tentar a dupla diplomação no mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Em breve, deverão ser lançados os editais, com oferta de bolsas, para seleção de alunos interessados em participar de todos os programas existentes entre as instituições.

Para saber mais detalhes do IPPortalegre, acesse o site oficial da instituição.

 

Fim do conteúdo da página