Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 27/05/2019 – Inauguração de espaço de co-working
Início do conteúdo da página

27/05/2019 – Inauguração de espaço de co-working

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 16h01 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 16h02 | Acessos: 863

Em 2017, em resposta à crise que prejudicou a empregabilidade no Brasil, o Cefet/RJ campus Nova Iguaçu decidiu replicar a iniciativa da IETEC (Incubadora de Empresas Tecnológicas do Cefet/RJ), localizada no campus Maracanã, criando a sua própria incubadora tecnológica. Com foco na Baixada Fluminense e, portanto, disposta a endereçar suas ações às demandas específicas da região, iniciou suas operações com um espaço de oito metros quadrados e apenas um projeto de app pré-incubado, conhecido como iCharge (tomadas elétricas controladas por app). Esse projeto foi finalista de um edital de aceleração da empresa Oi, concorrendo com mais de 550 projetos, sendo um dos 36 melhores empreendimentos da primeira edição da Oito (aceleradora de empresas da Oi), movimentando mais de 12 alunos e três servidores do Cefet/RJ.

Durante 2018, com severas restrições de orçamento e espaço, a IETEC-NI expandiu sua rede de relacionamento e fortaleceu as atividades com as prefeituras de Nova Iguaçu e Mesquita, Finep, Firjan, Sebrae, FAPERJ, entre outras instituições. Vale ressaltar a parceria com a empresa Apoio Engenharia e Tecnologia, que decidiu reformar duas salas do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu para servir de espaço de co-working, que acomodaram a empresa júnior Ônix Jr. e a IETEC-NI com suas empresas incubadas. Trata-se de um espaço acessível de 60 m2, com banheiros e 10 posições de trabalho completas, com computadores, impressora, data show, ar-condicionado e todo o mobiliário necessário à operação de um espaço criativo e empreendedor.

Atualmente, a IETEC-NI agrega mais de 40 alunos e 10 servidores do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu em diversas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. Os próximos passos da incubadora, ainda no primeiro semestre de 2019, seguem na direção de um edital de incubação de três novos empreendimentos e parcerias com os principais agentes empreendedores da Baixada Fluminense e do mundo.

O espaço de co-working será inaugurado no dia 27 de maio, das 8h às 13h30, no Auditório do campus Nova Iguaçu. Confira abaixo a programação.

 

Fim do conteúdo da página