Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigo de aluna do campus Angra dos Reis é destaque em congresso de Administração
Início do conteúdo da página

Artigo de aluna do campus Angra dos Reis é destaque em congresso de Administração

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 19h44 | Última atualização em Terça, 25 de Maio de 2021, 20h59 | Acessos: 1531

O artigo “Mobilidade em cidades inteligentes: um mapeamento da literatura científica” foi eleito um dos três melhores trabalhos científicos da área de Desenvolvimento Local & Urbano no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). O artigo foi escrito por Sarah Veríssimo de Castro Nascimento, aluna de iniciação científica do curso de Engenharia Mecânica do Cefet/RJ campus Angra dos Reis, e integra o seu projeto de pesquisa denominado "Avaliação do papel do setor de transporte no planejamento de cidades inteligentes (smart cities)".

O trabalho teve orientação da professora Vanessa Guimarães e foi desenvolvido em parceria com Maxwel Ferreira, docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ campus Resende). Segundo a orientadora, o resultado evidencia a importância da iniciação científica para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e demonstra a preocupação com a formação integral do aluno. “O desempenho da Sarah reflete a qualidade das pesquisas do Cefet/RJ, pois o CASI é um congresso de nível nacional com a participação de universidades internacionais”, destaca a docente.

Além do artigo escrito por Sarah, outros trabalhos do Cefet/RJ foram selecionados para o evento. A estudante Fernanda Verneque, do curso de Engenharia Elétrica do Cefet/RJ campus Angra dos Reis, apresentou o artigo "Otimização das estações de recarga de veículos elétricos: um estudo da literatura". Já as alunas Maria Teresa Pessoa, do curso técnico em Eletrônica, e Clara da Cruz, do bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do campus Maracanã, foram coautoras do artigo “Robotização aplicada a organismos vegetais: inovação em serviços”. O trabalho foi realizado em conjunto com o egresso Marcos Paulo de Lima, do bacharelado em Engenharia Eletrônica do campus Maracanã, e com os professores Marco Aurélio Peixoto e Luciano Camillo

Sobre o CASI

O Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) é um evento interinstitucional que nasceu em 2007, como uma ação interna do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda/RJ), e se expandiu em nível nacional.

Desde então, o congresso foi promovido em diversos locais e as últimas edições foram realizadas nas seguintes cidades: Penedo/RJ (2014), Volta Redonda/RJ (2015), Juiz de Fora/MG (2016), Petrópolis/RJ (2017), Rio de Janeiro/RJ (2018) e Palhoça/SC (2019). Devido às medidas de combate à propagação do coronavírus, a edição de 2021 foi realizada on-line entre os dias 20 e 21 de maio.

Acesse o site oficial do evento e veja todos os trabalhos apresentados.

Fim do conteúdo da página