Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Uned Nova Iguaçu anuncia a criação da sua equipe Enactus
Início do conteúdo da página

Uned Nova Iguaçu anuncia a criação da sua equipe Enactus

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 12h56 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 19h31 | Acessos: 1103

A Direção da Uned Nova Iguaçu do Cefet/RJ informa que foi instituída, neste ano de 2022, sua equipe Enactus.  Como parte de uma organização global, sem fins lucrativos, a nova equipe reúne universitários que buscam promover impacto social e ambiental na comunidade iguaçuana.

Por meio de projetos empreendedores, a Enactus promove mudanças sociais, econômicas e ambientais com o objetivo de melhorar a qualidade da comunidade local. Tal iniciativa serve, também, como uma oportunidade de crescimento tanto pessoal quanto profissional para os estudantes, através do desenvolvimento de competências que são consideradas importantes para o meio laboral, tais como a liderança e o trabalho em equipe.

 

Hoje, a equipe da Uned Nova Iguaçu conta com três projetos, estando um em andamento e os outros dois em fase de planejamento. O que está em andamento foi idealizado e acelerado no Enacthon 3.0, evento que a Enactus Brasil promove para desafiar as equipes nacionais a terem ideias inovadoras, abordando alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) específicos. O projeto Atena atende aos ODS 5 e 8, que falam, respectivamente, sobre desigualdade de gênero e crescimento econômico, e tem como objetivo impulsionar negócios de mulheres que já empreendem, intermediando a conexão entre elas e pessoas/empresas parceiras de capacitação e consultoria, interessadas em seus produtos/serviços, entre outras.

Entre os projetos em processo de idealização, a Enactus da Uned Nova Iguaçu conta com um que visa realizar a restauração de carteiras escolares em instituições que tenham a infraestrutura precária, tendo como principal objetivo o ODS 9, que fala sobre indústria, inovação e infraestrutura, e os ODS 4 e 11, que falam, respectivamente, da educação de qualidade e de comunidades sustentáveis. Podem ser integradas outras duas ideias sobre reúso: a primeira visa ao reúso da água produzida no processo de refrigeração, por ar-condicionado, e/ou água de chuva; já a outra, enfoca o reúso de materiais de latas de aço (por exemplo, latas de leite) para criação de prateleiras, estantes, mesas etc. O segundo projeto em fase de idealização se apoia no ODS 8, falando sobre trabalho decente e crescimento econômico. A meta é ajudar pessoas físicas a fundarem suas próprias empresas de pequeno porte, dentro da lei, e com toda a regulamentação requerida, desde o processo de registro de marca até a abertura de um CNPJ.

Fim do conteúdo da página