Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Jogo sobre tecnologia nuclear é tema de artigo publicado por ex-alunos do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Jogo sobre tecnologia nuclear é tema de artigo publicado por ex-alunos do Cefet/RJ

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 20h18 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 20h18 | Acessos: 1106

Luana Linda e André Vidal, egressos da educação profissional técnica de nível médio da Uned Nova Iguaçu, são coautores do artigo “NucGame: um jogo didático sobre Tecnologia Nuclear”, publicado na Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). A revista, que tem periodicidade trimestral, é classificada como Qualis A2 pela CAPES e é vinculada à Universidade Cruzeiro do Sul. O trabalho é fruto da atuação colaborativa com a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Além de escrever o artigo, Luana contribuiu para o desenvolvimento do jogo educativo, juntamente com outros voluntários do projeto de extensão JEPAC (Jogando e Experimentando para Aprender Ciência). O processo criativo aconteceu durante o período em que a jovem cursava Automação Industrial e era beneficiária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Já André é egresso do curso de Telecomunicações da Uned Nova Iguaçu e, atualmente, cursa doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade da Pensilvânia.

De acordo com a docente Marta Maximo, que além de orientadora de Luana é coautora do artigo, o trabalho mostra a potencialidade e a importância da colaboração acadêmica com outras instituições e também com ex-alunos, que podem inspirar os novos estudantes em suas trajetórias acadêmicas. Ainda segundo ela, a iniciativa também evidencia a fundamental articulação entre pesquisa e extensão.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Jogo busca derrubar preconceitos contra a energia nuclear

O NucGame é um jogo de tabuleiro com partes físicas e virtuais que tem o objetivo pedagógico de apresentar conhecimentos relativos ao uso da energia nuclear para geração de energia elétrica. A proposta é desmistificar a imagem da tecnologia nuclear, geralmente associada a efeitos destrutivos aos seres humanos. Além disso, o jogo busca mostrar os benefícios da tecnologia em relação a outras fontes de energia, renováveis ou não, às etapas do ciclo de combustível nuclear e ao funcionamento de uma usina. Saiba mais informações sobre o projeto.

O NucGame é gratuito e está disponível para quem quiser aprender a jogar. Clique aqui para obter as cartas, o tabuleiro e acessar a roleta virtual.

Fim do conteúdo da página