Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 02/08/2018 – Palestra "Tem menina no circuito"
Início do conteúdo da página

02/08/2018 – Palestra "Tem menina no circuito"

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 15h33 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 15h33 | Acessos: 1298

 

A palestra "Tem menina no circuito" será ministrada pela professora Thereza Paiva (IF-UFRJ) no dia 2 de agosto, quinta-feira, das 13h às 14h, no Auditório do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu. Após a palestra, até as 15h, haverá oficina de circuitos elétricos em papel e massinha, apenas para as meninas, no Laboratório de Física.

O evento, aberto ao público geral, é promovido pelo LaPEC (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências), no âmbito do projeto de extensão Ciclo de Palestras do LaPEC, em parceria com o Grupo de Estudos Coletivo Feminista Mulheres Marginais do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu.

Resumo: Por que o número de mulheres na Física é tão pequeno? Em muitas de nossas universidades, esse número não chega a 20%. Incomodadas com esses números, um grupo de professoras do Instituto de Física da UFRJ criou o projeto intitulado "Tem menina no circuito", que tem por objetivo incentivar meninas a gostar de ciências exatas. O projeto teve início em 2014 e é desenvolvido no Colégio Estadual Alfredo Neves, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Nesta palestra, serão apresentadas as motivações e atividades do projeto, assim como a experiência com as ações do projeto, seus erros e acertos, além de alguns números sobre meninas e mulheres em Física. Após a palestra, haverá a realização de oficina de circuitos elétricos em papel e massinha, destinada às meninas presentes. 

Thereza Cristina de Lacerda Paiva é graduada e mestre em Física pela PUC-Rio e doutora em Física pela UFF. Realizou pós-doutorado na University of California, Davis, e na UFRJ, onde é professora desde 2002. Estuda átomos ultrafrios, supercondutividade e magnetismo. Desde o começo do "Tem menina no circuito", tem-se dedicado cada vez mais à extensão e divulgação científica. 

Para mais informações, seguem os links para o facebook e o blog do projeto "Tem menina no circuito".

https://www.facebook.com/temmeninanocircuito/
https://temmeninanocircuito.wordpress.com/

Fim do conteúdo da página